Estamos em frequente busca de soluções criativas e eficientes para as empresas que necessitam de softwares personalizados. Por isso, vemos na metodologia ágil uma forma de enriquecer o relacionamento com nossos clientes, além de reduzirmos a complexidade e simplificar o processo de desenvolvimento.
A ∞ eits utiliza como base a abordagem Scrum como método ágil, que compreende um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software que visam acelerar todo o processo de construção de um sistema, envolvendo analistas de negócio e engenheiros de software ao mesmo tempo, do início ao fim do projeto.
Esse método traz vários benefícios para a empresa, seus colaboradores e clientes, uma vez que é formada uma estrutura que rege projetos de engenharia de software, valorizando o indivíduo e interações entre as pessoas, primando pela proximidade com os clientes, buscando respostas rápidas nas mudanças necessárias e ainda possui como diferencial o funcionamento do produto desde o início de sua construção.
Como funciona:
Os projetos são divididos em ciclos, que são chamados de Sprints. A Sprint é o período, que geralmente leva entre 10 a 15 dias, onde são executadas as atividades necessárias para o avanço do projeto.
O Product Backlog é a lista que contém todas as funcionalidades que são necessárias para o produto. No início de uma Sprint, faz-se uma Sprint Planning Meeting, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog. O time seleciona as atividades que poderão ser feitas dentro do período estipulado e assim se tem o Sprint Backlog. As tarefas designadas em uma Sprint são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.
No final de cada Sprint é realizado a Sprint Review Meeting, uma reunião que geralmente envolve todos os profissionais que trabalharam no projeto e o cliente. Na Sprint Review são apresentados os resultados, ou seja, as funcionalidades implementadas, sendo o item mais importante desta apresentação, a avaliação quanto ao objetivo geral da Sprint.
Por fim é realizado a Sprint Retrospective, é o momento onde o time identifica o que funcionou bem, o que precisa ser melhorado e as ações que serão tomadas. Desta maneira, o processo de melhoria contínua é aplicado em todas as etapas.
Os times realizam reuniões diárias, permitindo assim discussões e consequentemente reflexões que podem detectar se algo precisa ser ajustado, optando por caminhos simples e resultados mais rápidos.
Uma das características do método é o menor tempo de elaboração e para isso os times precisam estar motivados, manter um ritmo constante e ter atenção contínua em excelência técnica para aumentar a agilidade.
Existem as funções principais que organizam o método, que são o Product Owner, responsável por definir os requisitos do produto, pelo retorno financeiro, priorizar os requisitos etc. O Scrum Master, protege o time de interferências externas, participa de reuniões diárias junto com os times, entre outras funções. E o Scrum Team, prioriza o que precisa ser feito dentro da Sprint e tem liberdade para colocar as habilidades de cada um em ação.
Utilizamos a ferramenta Kanban (quadro de trabalho) online, que age como recurso visual que indica o andamento dos fluxos de produção. Dividido em quatro fases – “para executar”, “em andamento”, “em impedimento” e “finalizado” – esse esquema permite um controle detalhado da produção, por meio das informações que são colocadas no quadro.
Os softwares que oferecemos contam com alto valor agregado, pois não é só o software em si que entregamos, mas sim a construção de um conhecimento a partir da interação das equipes, visando obter o melhor resultado para o nosso cliente.