No dia 20/01/2017, foi concluída a avaliação dos processos de software da ∞ eits, confirmando que a empresa atende os critérios do Nível F – Gerenciado do modelo MPS-SW.
A certificação MPS.BR tem como objetivo avaliar empresas com base nas normas e nos modelos reconhecidos internacionalmente, boas práticas de engenharia de software e as necessidades de negócio da indústria de software nacional. Todo o processo teve duração de pouco mais de um ano, e contou com fases de gap analysis, implementação de melhorias nos processos já existentes e avaliação.
Iniciado o processo, o primeiro passo foi o gap analysis, que como o nome já diz, foram analisados os processos para identificação de lacunas, para posteriormente serem realizados os ajustes. As melhorias não se deram apenas nos processos existentes dentro da fábrica, grande parte da empresa se adequou para que as atividades fossem desempenhadas da melhor forma possível e com a seriedade que uma certificação desta importância demanda.
O processo de implementação das melhorias seguiu com apoio do SENAI, que neste caso foi a instituição implementadora. O trabalho foi realizado durante o ano de 2016, com a presença regular da instituição, analisando a evolução e planejando os próximos passos, sempre tomando como base os critérios de avaliação da Softex.
Os times da ∞ eits desenvolveram projetos pilotos utilizando os processos mapeados, que foram submetidos à avaliação final da ProMove Business Innovation, instituição avaliadora. O fato da ∞ eits ser uma empresa associada ao Iguassu-IT foi fundamental para a viabilização deste projeto, pois a aproximou do SEBRAE o qual, mais uma vez, apoiou por meio do SEBRAETEC, tanto na implementação quanto na avaliação.
A empresa, quando certificada, é beneficiada em vários pontos: redução do tempo de desenvolvimento, controle da qualidade, melhoria contínua, otimização dos processos, diferenciação competitiva, melhoria na gestão de projetos, gestão do conhecimento gerado e o ganho de credibilidade com os clientes.
Hoje, no Brasil, são 56 empresas com certificação MPS-SW Nível F, sendo que 10 delas estão localizadas no Paraná e no oeste do estado são 2: DATACOPER e a ∞ eits.
A ∞ eits agradece o empenho e a cooperação de todos os ENVOLVIDOS, mas principalmente ao grupo de trabalho do “processo Sparta”: Greicy Akamine, Marcieli Langer, Rogério Teixeira e Rodrigo Fontes.